PALESTRANTES
Kleber Souza dos Santos
Nascido em Jaguaruna (SC), é Engenheiro Agrônomo (CREA-SC nº 348.019) formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília, Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista em Botânica pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB). Foi Conselheiro Federal no CONFEA (2009 a 2011), Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia dos CREAs/CONFEA por 4 mandatos (2014, 2015, 2018, 2019), conselheiro regional no CREA-DF (6 mandatos). É Servidor Público vinculado à carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, há cerca de 20 anos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, onde acompanha projetos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Produtividade agrícola e Conservação de recursos naturais, Assuntos Socioambientais. É Coordenador de irrigação e Conservação do Solo e Água. É representante do MAPA na Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA). Exerceu diversas funções inclusive como Assistente Técnico no Gabinete de Ministro, Coordenador Geral de Cooperativismo e Associativismo, Coordenador de Educação e Capacitação Profissional na área de Assistência Técnica e Extensão Rural, Chefe da Divisão de Fiscalização de Mudas, Coordenador da Subcomissão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS vinculada à Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (CDSA/MAPA). Foi Extensionista Rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - EMATER-DF (1994 a 2002), com atuação em diversos projetos, inclusive de conservação do solo e água em bacias hidrográficas. Na Universidade foi Professor em cursos de pós-graduação em Agronegócios (2010-2011 e 2013) e, em Perícia Ambiental (2011); além de Professor na graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental (2007 a 2010) e, na graduação em Farmácia (2000 a 2007). Maio de 2024.
Almir Antonio Gnoatto
Engenheiro Agrônomo (UFPEL), Especialista em Administração Rural (IMBRAPE), mestre em Educação (UNESP) doutor em Agronomia (UFPR). Professor concursado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Atua na área da Sócio-Economia (Administração Rural, Elaboração e Análise de Projetos e Planejamento de Empreendimentos Rurais). Desenvolve projetos de Pesquisa, Extensão Universitária e Inovação nas áreas da Administração Rural e na Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura. Possui experiência nas áreas de gestão pública, Assistência Técnica, Extensão Rural, Gestão de Projetos e Desenvolvimento Sustentável. Coordenador do Curso de Agronomia da UTFPR-DV, é Coordenador Estadual do Colégio de Instituições de Ensino no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) é Diretor do Departamento de Integração com o Sistema Educacional da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB).
Link do seu currículo lattes
José Fernandes de Melo Filho
Engenheiro Agrônomo, Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Doutor em Ciência do Solos com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade do solo, variabilidade espacial, manejo de solos tropicais, plantas de cobertura, erosão, planejamento ambiental rural, planejamento de uso da terra, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas. Conselheiro Regional do CREA BA: 2015 - 2020, Coordenador da Câmara de Agronomia do CREA - BA por três mandados, 2017 / 2018 / 2020 e membro da Coordenação Nacional das Câmaras de Agronomia do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CCEAGRO, sendo Coordenador Adjunto em 2020. Integrante do Departamento de Integração com o Ensino da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil - CONFAEAB.
Link do seu currículo lattes
http://lattes.cnpq.br/3547975995906309
​
​
Aline Vanessa Sauer Zawadzki
Doutora em Agronomia na área de Proteção de Plantas/Fitopatologia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com estágio de doutoramento no Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA) em Valência, Espanha, com título obtido em fevereiro de 2014. Mestre em Agronomia na área de Proteção de Plantas/Fitopatologia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com título obtido em fevereiro de 2010. Graduada em Engenharia Agronômica pela Fundação Faculdades Luiz Meneghel/Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/FALM) em dezembro de 2006. Graduada em Pedagogia - Licenciatura pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, com título obtido em agosto de 2022. Atualmente é Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Fruticultura, ofertado no município de Santo Antônio da Platina-PR na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CLM). Atua como Docente do curso de Agronomia na Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP) campus Luiz Meneghel (CLM) em Bandeirantes-PR. Atua como docente do curso de Agronomia no Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO), no município de Ourinhos-SP.
Link do seu currículo lattes
Cleiton Lourenço de Oliveira
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, UFLA - 2008.
Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA - 2011.
Doutor em Agronomia/Fitotecnia pela UFLA/University of Galway, Irlanda - 2015.
Entre 2015 e 2019 foi professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes.
Desde 2019 é professor da Universidade Federal de Lavras, atuando na disciplina de Olericultura, Produção Orgânica de Hortaliças e Cultura da Mandioca, nas quais desenvolve pesquisas para desenvolvimento de cultivares adaptadas ao calor e ao cultivo sob sistema orgânico.
É membro dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, Botânica Aplicada e Agronomia/Fitotecnia e atua também na extensão rural no Brasil e em Moçambique na África.
Foi coordenador do curso de Agronomia da UFLA e atualmente é diretor de Avaliação, Desenvolvimento e Regulação do Ensino de Graduação da Universidade Federal de Lavras.
Link do seu currículo lattes
Fábio Olivieri de Nobile
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Estadual Paulista, UNESP de Jaboticabal-SP em 2002. Mestre em Produção Vegetal em 2004, Doutor em Ciência do Solo em 2009 e Pós-Doutor em Fertilidade do Solo em 2018 pela Universidade Estadual Paulista, UNESP de Jaboticabal-SP. Professor Universitário do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, nas áreas de Adubação de Culturas e Fertilidade do Solo, no UNIFEB desde 2005 até a presente data, Coordenador do curso de Agronomia e Chefe do Departamento de Negócios e Direito. Conselheiro Estadual do CREA-SP por dois mandatos (de 2014 a 2016 e de 2017 a 2019), representante da Câmara Especializada de Agronomia no CREA-Jovem em 2015 e 2016, representante da Câmara Especializada de Agronomia no Comissão Permanente de Ética em 2017 e Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia em 2018 e 2019.
Link do seu currículo lattes
Luiz Antonio Corrêa Lucchesi,
Nascido em 16 de agosto de 1959 em Curitiba PR é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná em 1981, Mestre em Agronomia- Ciência do Solo em 1989, também pela Universidade Federal do Paraná, e Ph.D. em Agronomia em 1997 pela The Ohio State University, em Columbus, Ohio, Estados Unidos da América. Especialista em Sementes em 1985 pela Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior, Brasília DF e de Especialista em Irrigação em 1987 pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Associado IV do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná atuando na área de química e fertilidade do solo desde 1989, é responsável pelas disciplinas de Química Agrícola, e de Adubos, Adubações e Reciclagem de Nutrientes do Curso de Agronomia. Foi Representante de Relações Internacionais do Setor de Ciências Agrárias da UFPR e Membro Titular do COPLAD - Conselho de Planejamento e Administração da UFPR. Atuou como professor dos Cursos de Pós-graduação em Agronomia áreas de concentração em Ciência do Solo e Produção Vegetal ministrando as disciplinas de Fertilidade do Solo, Técnicas de Avaliação da Fertilidade do Solo e Poluição do Solo. Professor do Curso de Especialização Curso de Especialização em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias da UFPR. Foi eleito por dois mandatos respectivamente para Vice-Coordenador (2004-05; 2006-07) e para Coordenador do Curso de Agronomia da UFPR (2008-09; 2018-2019). Coordenador do Projeto de Extensão “Agronomia & Sustentabilidade: Agronomia para uma Sociedade mais Sustentável” UFPR (2015 - 2019). Pesquisas desenvolvidas em reciclagem de resíduos de origem rural, urbana e industrial em sistemas de produção agrícola enfatizando a poluição do solo por elementos traço, e a compreensão dos fatores que afetam a disponibilidade dos nutrientes no solo objetivando a máxima produtividade, qualidade e sustentabilidade ambiental no quê orientou vários alunos de graduação e de pós-graduação à nível de bacharelado, especialização, mestrado e doutorado, com publicação de trabalhos em congressos no Brasil, nos Estados Unidos, na Áustria, Argentina e Austrália e de artigos em periódicos técnico-científicos. No CREA-PR atuou por dois mandatos como Conselheiro onde representou o Setor de Ciências Agrárias UFPR. No CREA-PR foi também Presidente da Comissão de Meio Ambiente durante os anos de 2009 e 2010, membro da Comissão de Educação do Sistema e o Coordenador da Câmara de Agronomia por dois mandatos (2011 e 2012). Foi eleito Conselheiro Federal Representante das Instituições de Ensino Superior do Grupo Agronomia, junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea em 12/11/2018 e em 11/11/2022 para dois mandato iniciados em 01 de janeiro de 2019 e de 2022 para anos 2019-21 e 2022-24. No CONFEA foi Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP nos anos 2019/20/22 re-eleito para 2023 acumulando o Cargo de Coordenador do CONTECC – Congresso Técnico Científica. Em 2023 e 2024 Coordenador do Comissão Temática de Certificação dos Profissionais do Grupo Agronomia – CTCPA. Em 2021 atuou como Diretor Administrativo do CONFEA. Chanceler da Comissão do Mérito em 2024. Eleito pelo CONFEA por aclamação representante do Brasil Comitê Internacional de Gestão de Riscos de Desastres (CDRM) da Federação Mundial de Organizações de Engenharia - WFEO/FMOI. Em Fevereiro de 2019 foi agraciado pelo CREA-PR com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/CREA. Engajado na política profissional desde 1981, foi Presidente do Núcleo Regional de União da Vitória da então AEAPR, da qual, em 1984 foi Segundo Secretário. Foi Suplente do Conselho de Ética da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná – Curitiba, seu Diretor Financeiro e Presidente por três gestões (2007-2008, 2009-2010 e 2020-2021 (atuual presidente) e Diretor de Política Profissional (2011-12; 2013-14, 2015-16; 2017-18). Eleito Presidente por três mandatos (2011-12, 2012-13 e 2014-16) e Conselheiro na Chapa Gestão para 2017-19 da Federação Engenheiros Agrônomos do Paraná, instituição que congrega 19 Entidades e que representa os mais de 14.000 profissionais do Estado do Paraná. Eleito VicePresidente para a Região Sul da Confaeab Confederação dos Engenheiros Agrônomos por dois mandatos (2013-15; 2016-18). Atualmente Diretor de Relações Internacionais da Confeab Foi membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, da American Society of Agronomy - Soil Science Society of America - Crop Science Society of América (ASA/SSSA//CCSSA). Trabalhou de 1981 a 1989 como Engenheiro Agrônomo da Defesa Sanitária Vegetal na Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná. Tem atuado como consultor e responsável técnico de projetos junto a instituições públicas e privadas dos quais destaca-se a concepção e execução da "Plano de Gerenciamento para a Disposição Final de Lodos de Esgoto Gerados pelas ETE's Operadas pela USO CT da Sanepar" e "Implementação da Reciclagem Agrícola de Parcela de tais Lodos na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná" tratados pelo Processo N-ViroTM sob a Tomada de Preços no. 000/02 – Sanepar. É produtor rural criador da raça bovina Red Angus no município de São José dos Pinhais PR. Nomeado Superintendente do IBAMA PR (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em 05 de Setembro de 2019 até 13 de Janeiro de 2023. Em 06 de março de 2020 recebeu em Columbus, Ohio, EUA, o “2020 CFAES International Alumni Award” do The College of Food, Agricultural, and Environental Sciences da The Ohio State University.
Link do seu currículo lattes
http://lattes.cnpq.br/2696007392207593
​
​
Angela Cristina Paviani
Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL de Tubarão, SC em 2008. Mestre em Ciências do Solo em 2018 pela Universidade Federal do Paraná, UFPR de Curitiba-PR. Professora Universitária da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP de Caçador-SC, nas áreas de Agronomia, Solos e Silvicultura desde 2017 até a presente data, e coordena de projetos de Extensão na UNIARP. Membro do Grupo de Pesquisa mesorregião 1 Oeste Catarinense, nos temas solo e meio ambiente. Atuou como Diretora de Biodiversidade e Clima do estado de Santa Catarina, conselheira estadual do CREA-SC por dois mandatos (de 2017 a 2019 e de 2020 a 2022), representante da Câmara Especializada de Agronomia e em 2022 esteve como Presidente em exercício do CREA SC de pelo período de 06 meses. Diretora de Relações Institucionais na Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catariana – FEAGRO. Mandato 2021/2023. Vice-Presidente para assuntos Institucionais e de alianças do Observatório Social do Brasil – Caçador/SC Mandato 2023/2025 e Inspetora do Crea/SC na regional de Caçador/SC em 2023. É Diretora da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil CONFAEAB e membro auxiliar do Departamento de Integração com Sistema Educacional gestão 2022-24. Presidente da AEAC Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador-SC par ao mandato de 2024/2026.
Link do seu currículo lattes
Fernando Cesar Bauer
Engenheiro Agrônomo (1990), Mestre (1999) e Doutor em Agronomia (2002). Engenheiro de Segurança do Trabalho (2018); Extensionista Municipal da Emater-Paraná de 1992 a 1997. Pesquisador/colaborador do Instituto de Pesq Tecn de Mato Grosso do Sul e Docente na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, ministrando as disciplinas de Mecânica e Máquinas Agrícolas, Uso, manejo e Conservação do Solo e Cultura do algodoeiro para o curso de Agronomia e as disciplinas de Engenharia Rural, Manejo e recuperação de áreas degradadas, Avaliação de impactos ambientais, Gestão de recursos naturais: água e solo e Seminários nos Cursos de Pós-Graduação de 2002 a 2009. Prof Associado na Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenador do curso de Agronomia de abril/2015 a abr/2017, representante da UFSC no Crea-SC junto ao Grupo Agronomia, Coordenador da Câmara Especializada em Agronomia do Crea-SC em 2018 e 2019. Membro do Conselho de Curadores da UFSC desde 2019. Coordenador da Comissão de Baixa, tombamento e doação desde 2021.
Link do seu currículo lattes
Moacir Cardoso Elias
Graduado Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas, pesquisando, lecionando e orientando na Graduação, no Mestrado, no Doutorado e no Pós-Doutorado nas áreas de Pós-Colheita e Industrialização de Grãos, com ênfase em química, secagem, aeração, armazenamento, industrialização e qualidade de grãos, parboilização de arroz, agroenergia e agroindústria de alimentos.
Foi professor durante 49 anos na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, quando da aposentadoria como Professor Titular, tendo orientado mais de quatrocentos estudantes de graduação e mais de duzentos especialistas, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Exerceu funções na Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial; Coordenador dos Cursos de Graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Diretor da Faculdade de Agronomia e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPEL.
Foi membro da CECA-MEC, consultor do CYTED, Conselheiro, Diretor e Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, Conselheiro e Diretor de Ensino da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Conselheiro do CREA, criador e Coordenador do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, coordenador do Polo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul, criador e Coordenador dos Cursos de Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Unidades Armazenadoras de Grãos e Fibras, Criador. e Coordenador de 6 Edições do Congresso Brasileiro de Qualidade de Arroz e Membro da Comissão Nacional Organizadora do XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia.
É Responsável Técnico pelo Selo de Qualidade ABIAP da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado, Diretor da Associação Brasileira de Pós-Colheita, Líder dos Grupos de Pesquisa "Armazenagem com Precisão" e "Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos" junto ao CNPQ. Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, Diretor de Política Profissional da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e.
É Presidente da Academia Pelotense de Letras e Titular da Cadeira 36. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Professor Convidado de 6 Universidades Brasileiras lecionando em Cursos de Pós-Graduação em Armazenagem de Grãos.
Principais prêmios científicos, acadêmicos e literários recebidos: Mérito Agronômico Brasileiro, concedido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil - CONFAEAB, Prêmio Especial O Futuro da Terra concedido pela FAPERGS, Homem do Arroz concedido pela FEDERARROZ e demais integrantes da Cadeia Produtiva Orizícola Brasileira, Destaque em Ensino concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Arroz Irrigado - SOSBAI, Prêmio o Futuro da Terra em Apoio às Cadeias Produtivas, pela FAPERGS, Destaque em Pesquisa do Sorgo concedido pelo grupo Pró-Sorgo Brasileiro, Destaque em Pesquisa em Armazenamento de Grãos, concedido pelo Grupo Sul-americano de Pós-Colheita.
Francisco Almeida
Engenheiro Agrônomo, formado em 1980 pela Universidade Federal de Goiás, nascido em 30/09/1958, Belo Horizonte (MG), casado, residente e domiciliado em Goiânia.
Atividades Profissionais Exercidas: Produtor Rural, profissional autônomo, perito em seguro agrícola; Analista de crédito rural; Diretor técnico da empresa ENGENHO - Projetos, C.C. e Assessoria Rural Itda., atual sócio da Empresa Griffus.
Atividades Públicas: Chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás; Presidente da Companhia Agrícola do Estado de Goiás (CAESGO); Presidente da Agência Municipal de Obras da Prefeitura de Goiânia (AMOB), Conselheiro Titular da BBPrevidência.
Atividades Classistas: Vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros de Goiás (1986/88); Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (1993/97);
Atividades no Sistema CONFEA-CREA-MÚTUA: Conselheiro Suplente (81/82); Conselheiro Titular (83/85), 2° Tesoureiro Crea-GO (83/84), Conselheiro Titular (2000/2002), ocupando as seguintes funções: Coordenador Comissão de Inspetorias, Coordenador Comissão de Contas, Comissão de Convênios, Coordenador Adjunto da Câmara especializada de Agronomia. Presidente do CREA-GO nos períodos (2003/2005) e (2006/2008); Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-GO (2012/2014), Presidente do Crea-GO (2015/2017) e (2018/2020). E atualmente Diretor Presidente da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (2021/2024).
Títulos recebidos: Pelos relevantes trabalhos realizados na esfera pública: Título de Cidadão Goaniense (Câmara Municipal de Goiânia), Cidadão Goiano (Assembleia Legislativa), Grão-Mestre da Ordem do Mérito Anhanguera, concedido pelo Governador do Estado de Goiás; Comenda Municipal do Mérito Municipal Leolídio di Ramos Caiado (Câmara Municipal de Goiânia), Cidadão Catalano (Câmara Municipal de Catalão), Homenagem Internacional “ICEC South/Central America Award" recebida pelas mãos de Peter Smith, secretário-geral do International Cost Engineering Council.
Link do seu currículo Mutua
https://www.mutua.com.br/quem-somos/diretoria-executiva/
​
Telmo Antônio Tonin
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984), Mestrado em Agronomia - Área de Concentração: Ciência e Tecnologia de Sementes pela
Universidade Federal de Pelotas (1988) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente é Professor Associado TIDE Nível C da
Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais nas culturas da Cana-de-Açúcar e Arroz. Coordenador
Adjunto do Curso de Agronomia da UEM 2022/2024 . Coordenador do Componente Curricular Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Agronomia da UEM, Campus
Sede. Coordenador Acadêmico do Programa MARCA - Programa de Mobilidade Acadêmica entre os Países do MERCOSUL - Agronomia - UEM - Campus Sede.
Link do seu currículo lattes
Adriana Resende Avelar de Oliveira
Engenheira Eletricista, Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Estadual de Minas Gerais/Instituto Superior de Ensino e Pesquisa - Unidade de Ituiutaba/MG (2000), pós-graduada em Engenharia Segurança do Trabalho (2016). Foi candidata a presidente do CREA-DF nas eleições gerais do Sistema CONFEA/CREA E MÚTUA (2020). Responsável Técnico e gerente do contrato de manutenção preventiva e preditiva, terceirizada da CAESB com realização de serviços de rede de Água e Esgoto com abrangência de toda a parte sul de Brasília-DF na empresa Atlântico Engenharia - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB (mar/2020 a fev/2023). Responsável Técnico e gerente do contrato de manutenção preventiva e preditiva, terceirizada da CAESB com realização de serviços de rede de Água e Esgoto com abrangência de toda parte sul de Brasília-DF na empresa MPE - Montagem Projetos Especiais Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB (2017/2020). Responsável Técnico pela Empresa Resende & Rabelo e Engenharia e Construções (2015/2020). Responsável Técnico pela Empresa Inframerica Aeroporto de Brasília (2012/2015). Executando serviços de Coordenação de TI e instalação de todo sistema de Radiocomunicador do Aeroporto de Brasília-DF. Responsável Técnico e coordenadora de Setor pela Empresa IOS/INFRAERO - Informática Organizações e Serviços (2007/2012). Curriculum Vitae 2 Responsável Técnico e coordenadora de Setor pela Empresa Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL (2002/2007). Engenheira Analista pelo Ministério das Comunicações (2001/2002).
ATIVIDADES NO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA Estou presidente da ABEE-DF – Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas do Distrito Federal, mandato (2023/2025). Estive como conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica – CEEE, nos mandatos consecutivos (2012/2014) e (2015/2017), representando a ABEE-DF - Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do DF. Eleita coordenadora adjunta da CEEE (2016); reeleita coordenadora adjunta da CEEE (2017). Conselheira titular da CEEE representando a ABEE-DF (2018/2020), eleita e reeleita coordenadora (2018/2019). Em 2020, foi eleita pelo plenário do CREA-DF Diretora Administrativa, afastada mar/2020 para concorrer às eleições gerais do Sistema CONFEA/CREA E MÚTUA. Como coordenadora da CEEE, participou ativamente das reuniões da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica - CCEEE – 2ª Reunião, São Paulo/SP (mai/2018), 3ª Reunião, Manaus/AM (jul/2018); eleita coordenadora adjunta da CCEEE (2019), com participação ativa nas Reuniões Nacionais, 2ª Reunião da CCEEE, Belém/PA (abr/2019); 3ª Reunião da CCEEE, Brasília/DF (jul/2019); 4ª Reunião da CCEEE, Goiânia/GO (nov/2019). Participante do 7º/8º/9º/10º/11º e 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema CONFEA/CREA E MÚTUA, Brasília/DF (fev/2018). Durante os mandatos de Conselheira Regional do CREA DF (2012/2017), participou ativamente como membro das seguintes Comissões: Ética Profissional - CEP, Orçamento e Tomada de Contas - COTC, Acessibilidade Ambiental - CAA, Renovação do Terço - CRT, Normas e Procedimentos - CNP, Comissão do Mérito. Foi membro da Comissão Especial de Reforma e Construção da nova sede do CREA-DF (2020).